Top Hamster Nas Redes Sociais


Mural de Recados

Postagens Populares

sábado, 5 de agosto de 2017

A Reprodução dos Hamsters (Completo)

Olá Leitores!

NOTA: O blog é CONTRA reprodução caseira. Somente donos com anos de experiência, que têm como intenção estudar a genética e características dos hamsters devem reproduzi-los. Enquanto você assume a responsabilidade enorme de ter que cuidar de vários hamsters, existem muitos morrendo em pet shops querendo uma família para amá-los. Pense bem!

Parte 1 - Acasalamento
ATENÇÃO: para que o acasalamento funcione, a fêmea precisa estar no cio, que acontece de 4 em 4 dias, de 4 a 24 horas. Você descobre se ela está no cio tentando dois procedimentos:
1. Coloque-a em cima da gaiola, e faça carinho das costas ao rabo. Caso ela ficar imóvel e levantar o rabo, está no cio.
2. Observe se há um cheiro forte em sua gaiola, pois elas exalam esse cheiro quando estão no cio, principalmente no verão.

Antes de mais nada, é SUPER importante saber que eles não podem se reproduzir com qualquer idade. Veja abaixo as idades corretas:
Macho: entre 3 e 14 meses (recomendo com 4 - 6 meses)
Fêmea: entre 4 e 6 meses (caso ela não tiver engravidado nenhuma vez)
Caso a fêmea JÁ tiver engravidado, ela deve ter entre 8 e 14 meses de vida.

O acasalamento deve ser feito em local neutro, como uma caixa organizadora. É importante estar com luvas, pois se eles acabarem brigando e você ter que separá-los, poderá levar uma mordida.

Acontece assim:
A fêmea fica parada, imóvel, com o rabo levantado e a cabeça esticada para frente. O macho chega e começa a cheirá-la. Caso se interessar, montará nela. Depois de cada montada, é normal ele limpar suas partes íntimas.



Desenho demonstrando o ato do acasalamento
                                                       

Aguarde mais ou menos 20 minutos, sempre vigiando, e separe-os. Nunca deixe o macho com a fêmea novamente, pois irá estressá-la e eles poderão brigar.
Caso houver briga na hora do acasalamento, separe-os e tente novamente depois de alguns dias.
Você só vai descobrir se o acasalamento deu certo quando começar a notar que:
- A fêmea está mais gorda que o normal;
- Seus mamilos estão inchados;
- Ela está fazendo menos exercícios que o normal.
- A fêmea estará agitada e estressada.
Isso poderá ser notado apenas depois de alguns dias.

Parte 2 - Gestação
Durante a gestação, o ideal é não incomodar sua fêmea, não brincar com ela, não estressá-la. O importante é vigiar se está saudável.

Abaixo você confere o tempo de gestação de cada espécie.

Hamster Sírio: 16 a 18 dias
Hamster Anão Russo: 21 dias
Hamster Roborovski: 20 a 30 dias
Hamster Chinês: 21 dias

Dieta da gestante:
Há alguns meses mandei um e-mail para a Christine Black (autora do blog Toca do Hamster) perguntando sobre a gravidez, e ela me mandou um e-mail com um arquivo PDF de uma dieta que se inicia no 7º (sétimo) dia de gestação e termina no 31º (trigésimo primeiro) dia após o parto.
É o seguinte:

SEGUNDA-FEIRA
Papa Nutribên - 8 cereais e 4 frutos, fazer com água e não com leite.
1 colher de chá para a mãe
¹/² por filhote
Ovo cozido 
¹/³ para a mãe
1 inteiro (quando a ninhada começar a sair do ninho)

TERÇA-FEIRA

Papa Nutribên
Maçã

QUARTA-FEIRA

Pequenas lascas de frango (bem pouco, não cru)
Cenoura

QUINTA-FEIRA

Pepino 
Torrada integral

SEXTA-FEIRA

Papa Nutribên
Cenoura

SÁBADO

Frango
Brócolis

DOMINGO

Papa Nutribên
Maçã

**A ração extrusada deve continuar sendo oferecida normalmente.
**Os alimentos devem ser oferecidos em pequenas quantidades até os filhotes começarem a sair do ninho.

No 14º (décimo quarto) ou no 15º (décimo quinto) dia de gestação, faça uma faxina na gaiola: lave bem tudinho, coloque bastante papel higiênico sem cheiro e limpo (NÃO ALGODÃO) na gaiola num cantinho que ela aprecie e retire a rodinha e a casinha. Retire quaisquer objetos que podem ser perigosos aos bebês, os andares (caso não seja possível retirar, apenas levante a escadinha para que não seja possível subir), brinquedos, etc até eles abrirem os olhos (com 16 dias).
As grades da gaiola devem ser estreitas e não devem possuir nenhum buraco ou rachadura, pois pode matar os bebês. E se algum deles cair onde a fêmea não possa pegá-lo, ele irá morrer.

Parte 3 - Parto
ATENÇÃO: Caso a fêmea não parir no dia certo, ela pode ter sofrido de gravidez psicológica ou você pode ter se enganado, achando que ela estava grávida mas na verdade não! Mas leve-a no veterinário imediatamente caso você suspeite de algo.

Pois é, chegou a hora! :)
O parto normalmente acontece de madrugada ou no início da noite, e a fêmea pode ter de 4 a 15 filhotes (alguns provavelmente irão morrer). É importante não incomodá-la nessa hora, pois ela tem total controle da situação. Ou seja, não se preocupe!
Há um intervalo de mais ou menos 5 a 10 minutos entre o nascimento de cada filhote.
Não se preocupe com a placenta, ela é digerida pela fêmea. É super normal haver sangue na serragem.
Os filhotes nascem sem pelos, rosados, cegos e surdos. São um dos únicos animais que já nascem com dentes!
Se ela acabar esquecendo alguns por aí, não se preocupe, ela é responsável e os trará de volta.
É importante não tocar nos filhotes, pois pode machucá-los (são extremamente frágeis), e a hamster pode pensar que você é um predador e que matou o filhote, por isso irá comê-lo. Caso ela o coma sem motivo, é porque ele poderia estar doente e por isso foi sacrificado.
Não toque na fêmea e nos filhotes, apenas abasteça o comedouro com ração extrusada, mantenha a dieta até a data certa e sempre a dê água fresca e limpa.

NOTA: Não limpe a gaiola até os filhotes completarem 2 semanas de vida, mesmo que o cheiro torne-se insuportável (não esqueça de manter o local onde a gaiola fica arejado, tomando muito cuidado com correntes de ar).

Parte 4 - Evolução dos filhotes
Essa é a quarta e última parte da reprodução geral. Alguns podem se desenvolver mais rápido que outros, mas é importante esperar e não separá-los antes que os outros. Confira as fases da evolução:

6 dias - a pelagem começa a crescer.
7 dias - eles começarão e experimentar alimentos sólidos, mas o leite ainda será o principal alimento.
12 dias - começarão a sair do ninho e explorar a gaiola.
16 dias - os olhos abrirão (evolução quase completa).
21 dias - evolução completa. Eles ainda mamarão na mãe, mas o leite será dispensável e eles preferirão alimentos sólidos.
25/30 dias - estarão completamente desmamados e devem ser separados da mãe em gaiolas por sexo. A gaiola deve ser grande para abrigá-los (recomendo caixa organizadora por ser maior, mas mesmo assim deve ser grande o bastante para caber todos). Também estarão aptos para serem vendidos ou doados.
45 dias - se você desejar ficar com eles ou ainda possuir alguns, com 45 dias eles obrigatoriamente devem ser separados em gaiolas individuais. Caso permaneçam mais que 45 dias juntos, irão brigar e se machucar seriamente, podendo causar morte de algum ou de ambos.

Curiosidade:
Pesquisadores acreditam que o sexo dos hams da ninhada pode variar por causa do clima: no inverno, nascem mais fêmeas, e no calor, mais machos!

Espero ter ajudado vocês! Conteúdo retirado do Blog Manias de Hamster! Qualquer dúvida basta comentar abaixo ou entrar em contato pelo meu email, ou também conversar comigo através da página do Blog, clicando aqui. Então eu vou indo, até a próxima publicação! <3

- Chiara Chiocca

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Comentários ofensivos, maldosos, com xingamentos, deboche serão excluídos. Apenas comentários construtivos, ou que sejam dúvidas, sugestões, e etc serão permitidas. Divulgação de outros blogs também é proibido! Caso quebre uma dessas regras, o comentário será excluído. Caso deseja fazer parceria, envie um email ou me contate pela página oficial do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Chat de Bate Papo do Blog!

Pesquisar no Blog

Quem sou eu?

Quem sou eu?
Olá, meu nome é Chiara! Tenho 20 anos, blogueira, youtuber, vegetariana e gótica com muito glamour e trevosa! Tenho dois gatinhos e uma hamster chamada Meeg. Completamente apaixonada pela natureza e pelos animais, com um sonho em se tornar veterinária. Eu criei este Blog para ajudar criadores iniciantes de hamsters, da melhor forma possível, e proporcionando felicidade e bem estar aos hams de todos! Trazendo informações seguras e corretas sobre os nossos pequeninos! Venha e participe da nossa família! <3

Seguidores

Brinque com a Meeg!